top of page
Crescer (fundo transparente)_Negativo_pn
Você sabia que a Crescer ensina, fornece e faz soluções de automação e IoT com Arduino e ESP32?

Fale com um especialista

2.png
3.png
1.png

FreeCAD software gratuito para desenho mecânico

Atualizado: 6 de mar.

Se você é um designer, engenheiro ou estudante que trabalha com modelagem 3D, provavelmente sabe da importância de contar com um software de CAD (desenho assistido por computador) confiável e acessível. Felizmente, há uma opção gratuita e poderosa disponível: o FreeCAD.


O FreeCAD é um software de modelagem 3D gratuito e de código aberto que oferece uma ampla gama de recursos e ferramentas para ajudar os usuários a criar modelos 3D precisos e detalhados. Com ele, é possível criar projetos desde peças mecânicas simples até modelos arquitetônicos complexos.


Além disso, o FreeCAD suporta vários formatos de arquivos, como STEP, IGES, STL, OBJ, DXF, SVG, entre outros, tornando-o compatível com outros softwares de CAD e facilitando o compartilhamento de arquivos.


O FreeCAD é de fácil utilização, possui uma interface intuitiva e uma comunidade ativa de usuários que contribuem com recursos e soluções de problemas. Também é possível personalizar o FreeCAD por meio de módulos e plugins que podem ser instalados conforme a necessidade do usuário.


Neste post, vamos explorar as principais funcionalidades do FreeCAD e como elas podem ser usadas para criar projetos de modelagem 3D incríveis.



Sumário


1. Como baixar o FreeCad


Como já mencionado, o FreeCAD é gratuito e para baixar ele você deve primeiro acessar o site oficial do projeto em seu navegador. Depois vá em baixe agora, destacado na figura a seguir:



Depois deve-se selecionar o sistema operacional onde deseja-se instalar o FreeCAD. Aqui vamos instalá-lo no Windows, como destacado na figura a seguir.



O download do FreeCAD deverá iniciar automaticamente, como mostrado na figura a seguir.



Assim que o download do FreeCAD for concluído já podemos iniciar a sua instalação.



2. Como Instalar o FreeCad


Para iniciar a instalação do FreeCAD o primeiro passo é executar o instalador que acabamos de baixar.



Na janela que abrir devemos clicar em próximo, como indicado na figura a seguir:



Em seguida, clicamos em próximo novamente.



Na próxima janela se desejar pode alterar para instalar em somente um usuário, porém, pode deixar como está e clicar em próximo.



Se desejamos você pode alterar o local onde o FreeCAD será instalado. Caso contrário, apenas clique em próximo.



Na janela seguinte, clicamos em próximo novamente.



Agora podemos clicar em instalar para dar início à instalação do FreeCAD.



Agora devemos esperar o processo de instalação do FreeCAD acabar.



Agora é só clicar em concluir e o FreeCAD está pronto para ser utilizado. Se desejar marque a opção “Executar o FreeCAD” para já abrir o programa.




3. Como desenhar no FreeCad


Para aprender a usar o FreeCAD, vamos criar um modelo 3D de uma roda, conforme mostrado na figura a seguir. Dessa forma, você poderá explorar as principais ferramentas do software de maneira fácil e rápida.


Ao modelar a roda, você aprenderá a utilizar as ferramentas de desenho de esboços para criar o perfil da roda e, em seguida, extrudá-lo para criar uma forma 3D completa. Com isso, você poderá experimentar as diversas ferramentas do FreeCAD para criar e manipular objetos 3D de forma eficiente e intuitiva.


Siga as instruções seguir para começar a criar o modelo da roda no FreeCAD.



Primeiro vamos iniciar o FreeCad. Depois clicar em criar novo, como mostrado na figura a seguir:



O próximo passo é selecionar as ferramentas de part design na caixa de seleção no menu superior do FreeCad, como mostrado na figura a seguir.



Primeiro vamos utilizar a ferramenta de esboço, destacada na figura a seguir:



No FreeCAD o próximo passo é selecionar o plano que será utilizado para fazer o desenho. Nesse primeiro desenho não faz muita diferença o plano que será utilizado.



Nesse primeiro momento vamos fazer o desenho da roda em duas dimensões no FreeCAD. Começando pelo corpo dela, utilizando a ferramenta de desenhar círculos vamos fazer o contorno da roda.



Primeiro clicamos no local do plano que será o centro da circunferência.



Independente da forma, no FreeCAD não precisamos nos preocupar com o tamanho. Pois ele é definido utilizando as ferramentas mostradas na figura a seguir.



Queremos que a roda tenha 5cm de diâmetro, portanto, terá 50mm, no FreeCAD por padrão as dimensões estão em milímetros. Como mostrado na figura a seguir:



Para finalizar o esboço basta clicar em close, destacado na figura a seguir:



Agora vamos criar o objeto 3D a partir desse esboço feito em 2D. Para isso utilizamos a ferramenta encher. Como pode ser visto na figura a seguir:



Com essa ferramenta vamos expandir o desenho, transformando esse círculo em um cilindro. Na opção comprimento, na esquerda da tela do FreeCAD, vamos definir a altura do cilindro que será criado. No caso esse será o valor da espessura da roda, vamos utilizar 5mm, como mostrado na figura a seguir.



Agora basta clicar em OK e esse será o resultado de um objeto 3D básico feito no FreeCAD:



Agora vamos fazer um furo no centro, para que a roda possa ser fixada em um motor. Primeiro vamos selecionar o plano que vamos trabalhar, para isso vamos clicar na face superior da roda, mostrada na figura a seguir:



Vamos novamente criar um esboço e utilizar a ferramenta de desenho para criar um círculo no centro da roda. Esse processo será feito no FreeCAD da mesma forma que realizado no passo anterior. O resultado pode ser visto na figura a seguir.



Finalizamos o esboço clicando em close. O resultado pode ser visto na figura a seguir:



Agora selecione a ferramenta de furo na barra de ferramentas do FreeCAD, destacada na figura a seguir:



Depois o furo já será feito de acordo com o esboço. Na figura a seguir podemos ver o resultado do furo, depois precisamos somente clicar em OK.



Agora vamos fazer alguns detalhes na roda, selecionamos novamente a face da roda para desenhar o esboço a partir desse plano.



Desenhamos um quadrada, utilizando a ferramenta mostrada na figura a seguir:



Para arredondar os cantos do quadrado utilizamos a ferramenta mostrada na figura a seguir:



Finalizando o esboço, utilizamos a ferramenta de cavidade para fazer um corte no formato do nosso esboço, vale destacar que no FreeCAD a ferramenta de furo só funciona com círculos. Como mostrado na figura a seguir:



Ele já está com a profundidade igual a espessura da roda, porém, podemos fazer uma cavidade que não atravessa a roda, como mostrado na figura a seguir:



Para deixar os cantos do corte mais suave vamos selecionar as arestas e utilizar a ferramenta boleado, mostrada na figura a seguir:



O resultado gerado pelo FreeCAD pode ser visto na figura a seguir:



Agora vamos repetir esse detalhe ao longo da roda. Para não precisar fazer novamente todo esse processo, podemos utilizar a ferramenta, do FreeCAD, padrão polar. Mostrada em destaque na figura a seguir:



Primeiro vamos selecionar, na aba da esquerda, os processos que serão replicados. Selecionando o pocket e o fillet, depois clicamos na ferramenta de padrão polar. O resultado pode ser visto na figura a seguir:



Na opção ocorrências podemos escolher quantas cópias o FreeCAD irá fazer. Basta escolher a quantidade desejada e clicar em OK.



Existem diversas outras possibilidades de modelagem e criação de projetos no FreeCAD, no entanto, para esse exemplo em particular, concluímos o processo de modelagem da roda com sucesso.



Como exportar arquivo do FreeCAD para impressão 3D


Para finalizar vamos ver como exportar o arquivo do FreeCad para ser enviado para uma impressora 3D. Primeiro vamos selecionar o objeto que será exportado, como mostrado na figura a seguir:



Depois vamos em arquivo e em seguida em exportar.



O arquivo deve ser salvo em formato STL, como mostrado na figura a seguir:



Neste post, exploramos as principais ferramentas necessárias para criar um projeto simples no FreeCAD. No entanto, este software possui uma variedade de recursos adicionais que podem ser muito úteis para a realização de projetos mais complexos e sofisticados.


Para conhecer melhor o potencial do FreeCAD e descobrir como utilizá-lo em projetos mais avançados, confira o vídeo abaixo. Com ele, você poderá explorar mais possibilidades oferecidas por este poderoso software.



Posts recentes

Ver tudo
ícone do whatsapp

Fale com um
especialista:

bottom of page