top of page
Crescer (fundo transparente)_Negativo_pn
Você sabia que a Crescer ensina, fornece e faz soluções de automação e IoT com Arduino e ESP32?

Fale com um especialista

2.png
3.png
1.png

QElectroTech - Software Gratuito para Diagramas Elétricos

Atualizado: 28 de mar.

Neste artigo apresentaremos o QElectroTech um software gratuito para diagramas elétricos.

No ramo da elétrica e eletrônica existem alguns softwares parcialmente gratuitos para projetos, como o CadEagle e Proteus, que disponibilizam alguns recursos gratuitos na sua versão de estudante. 100% free temos o CircuitMaker. Para a elétrica um dos mais famosos é o CadSimu, software free para simulação e desenho de diagramas elétricos, muito útil quando estamos aprendendo ou testando alguns circuitos com transistores, contatoras, motores, inversores de frequência, fontes de alimentação, disjuntores, Arduino Profissional, CLP`s e muito mais.






Conforme vamos avançando em nossa carreira e projetos, sentimos a necessidade de algo mais profissional para entregarmos a um parceiro ou para fazermos o acompanhamento do projeto. O software Q Eletro Tech é gratuito e tem diversas ferramentas úteis, como uma grande biblioteca de componentes, facilidade de ligação entre os componentes, numeração de cabos automática e independente.


Nosso parceiro Elias, que escreve este blog lançou um curso completo DOMINANDO PROJETOS ELÉTRICOS: DO PROJETO A MONTAGEM FINAL para ensinar como projetar, profissionalizar e vender projetos elétricos e painéis. Curso disponível e em condição especial aqui: QUERO ACESSAR AO CURSO





Mas agora vamos para o conteúdo do post.

O que vamos abordar neste artigo:

1. Onde fazer o download do software;

2. Primeiros passos;

3. Iniciando um projeto;

4. Como acessar as bibliotecas e fazer o diagrama;

5. Como programar a numeração automática;

6. Como fazer a ligação automática;

7. Salvando o projeto;


PASSO 1: DOWNLOAD DO Q ELETRO TECH

Acessando o link: https://qelectrotech.org/download.html entre na opção “DOWNLOAD” clique em “Windows 7,8,8.1,10”

Na aba que abrir selecione e faça o download do seguinte item:

Instale o software normalmente. Ele pode demorar um pouco para abrir no primeiro acesso, pois leva um certo tempo para baixar as bibliotecas de todos os componentes.


PASSO 2: PRIMEIROS PASSOS

Esta é a visão do software quando abrimos ele pela primeira vez. Área de ferramentas básicas (padrão Windows).

Uma atenção especial na Área das librarys do software, é nesta seção que localizaremos todos os componentes que serão adicionados ao nosso diagrama elétrico, estão separados nos grupo Elétricos, Lógicos, Hidráulicos, Pneumáticos e Energia, alguns destes componentes são: transistores, contatoras, motores, inversores de frequência, fontes de alimentação, disjuntores e muito mais.


PASSO 3: INICIANDO UM PROJETO

No canto superior esquerdo clique em “NOVO” com isso vai abrir uma folha de projeto, vamos aprender a configurar esta folha.

Quando abrir o projeto, na primeira Aba “Geral” coloque o título do seu projeto. Na Aba “Nova Folha” você pode Configurar a folha do diagrama do projeto. Selecionando o espaço de linhas e colunas no primeiro campo (azul). No campo verde pode colocar as informações do autor e empresa que está projetando. Conforme figura abaixo:

Feita as configurações, na folha de projeto, em alguns casos acontece de o nome não ser atualizado na folha, vou mostrar aqui a outra maneira e um outro painel de configuração da mesma. Dois cliques no campo inferior da folha:

Preencha as informações e clique em “OK”.


PASSO 4, 5 e 6: FAZENDO O DIAGRAMA, NUMERANDO E FAZENDO LIGAÇÕES AUTOMATICAMENTE

Elias Donatti da E2T Automação trás o detalhamento destes passos e dos anteriores, fazendo um projeto real e prático com disjuntores, contatoras e motor trifásico.


PASSO 7: SALVANDO O PROJETO

Faça como de costume e salve na sua pasta de projetos. No mercado de comumente se gera um arquivo PDF do projeto e também disponibiliza-se de maneira impressa dentro do painel do equipamento.


CONCLUSÃO


Apresentamos então, uma opção de software muito viável para realizar diagramas profissionais e uma organização do seu projeto elétrico, Fica como dica explorar ao máximo as librarys deste software e suas ferramentas, sendo um software gratuito e muito intuitivo de se utilizar. Esperamos agregar em seus projetos com esses conhecimentos.


Conhece algum outros software? Qual você já utilizou? Comente conosco. Vamos dividir conhecimento para multiplicar resutaldo.


41.119 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
ícone do whatsapp

Fale com um
especialista:

bottom of page