CPB32h - Optoacopladores
- Thales Gonçalves Ferreira
- 17 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mar. de 2024
A CPB32h possui 8 optoacopladores bidirecionais que podem ser configurados em hardware com entradas NPN e entradas PNP. São ideais para a leitura de periféricos que necessitem de isolamento em relação ao microcontrolador e/ou à fonte de alimentação. Isso proporciona robustez nas leituras dessas entradas.
Neste blog, vamos aprender como utilizar os optoacopladores presentes na CPB32h.
Sumário
1. Visão geral
Na figura a seguir, destacamos os 8 optoacopladores presentes na CPB32h, juntamente com os terminais de entrada correspondentes a cada um deles, além da alimentação.
Os pinos do ESP32 utilizados para os optoacopladores são 23, 18, 14, 27, 15, 2, 5 e 19, e cada um deles possui um LED para indicar o status.
Na CPB32h, estamos utilizando o optoacoplador EL814. Este modelo possui dois LEDs, tornando-o bidirecional e permitindo seu uso tanto como PNP quanto como NPN. Na figura a seguir, podemos visualizar o diagrama interno do EL814.
2. Como utilizar os optoacopladores
Na configuração padrão, todos os optoacopladores estão configurados como entradas NPN. Na figura a seguir, podemos ver um exemplo de como conectar um sensor NPN e um botão em duas entradas. Nesse exemplo, temos uma fonte externa que representa a alimentação de campo. Perceba que a saída do sensor está conectada ao primeiro optoacoplador, através do terminal indicado com o número 23 na placa (logo abaixo do V+). Os terminais V+ e V- do conector devem ser conectados diretamente à fonte, para que o circuito da placa receba VCC e GND de campo.
Para modificar todas as entradas de NPN para PNP, basta conectar o GND da fonte à entrada V+ do borne de optos. Como podemos ver na figura a seguir, o sensor e o botão estão conectados à CPB32h da mesma forma que no exemplo anterior. No entanto, a alimentação de campo na CPB32h está invertida.
O firmware a seguir realiza a leitura do sensor e do botão e envia o valor de cada pino para o monitor serial.
#define sensor 23
#define bot 18
void setup() {
Serial.begin(115200);
pinMode(sensor,INPUT);
pinMode(bot,INPUT);
}
void loop() {
Serial.print("Sensor: ");
Serial.print(digitalRead(sensor));
Serial.print(" Botão: ");
Serial.println(digitalRead(bot));
delay(500);
}
Na figura a seguir podemos ver o resultado que deve ser obtido.
Neste blog, vimos como utilizar as entradas optoacopladas da CPB32h como PNP e NPN, lembrando que na configuração mostrada todas as entradas funcionam da mesma forma.
Quer ver mais detalhes sobre a CPB32h, acessar o seu manual ou adquirir uma unidade? Se sim, clique neste link.
Autor: Thales Ferreira
Comments