É provável que você já esteja familiarizado com o ESP32 e saiba que se trata de uma placa microcontroladora poderosa, que pode ser usada em uma ampla variedade de projetos. No entanto, se você já trabalha com a IDE do Arduino, é importante saber que é fácil instalar o ESP32 no Arduino.
Instalar o ESP32 no Arduino permite que você tenha acesso a um conjunto ainda maior de recursos e funcionalidades. Dessa forma, você poderá desenvolver projetos mais complexos e desafiadores, sem precisar se preocupar com limitações técnicas.
Neste blog, vamos explorar em detalhes como configurar e instalar o ESP32 na IDE do Arduino. Se você já possui a placa ESP32 e está pronto para começar a programar, continue lendo para aprender a instalar o suporte para a placa na IDE do Arduino.
Sumário
1. Baixando IDE do Arduino
Se você ainda não tem a IDE do Arduino instalada em seu computador, o primeiro passo é baixá-la do site oficial do Arduino. Basta acessar o site e escolher a opção de download, neste blog utilizaremos a versão Legacy IDE (1.8.X), como mostrado na figura a seguir:
Aqui vamos instalar a versão do Windows 7, para evitar a necessidade de utilizar a Microsoft Store. Na próxima janela clique em “JUST DOWNLOAD” para iniciar o download.
Para iniciar a instalação da IDE do Arduino, primeiro execute o arquivo que acabamos de baixar.
Na janela que irá abrir clique em “I Agree”.
Depois em “Next”.
Agora clique em “Install”. Porém, se deseja alterar o local de instalação do programa clique em “Browse”
Espere o processo de instalação da IDE do Arduino finalizar.
Provavelmente ele irá perguntar se deseja instalar outros programas, como mostrado na figura a seguir. Clique em instalar em todas as solicitações.
Agora clique em “Close”.
Agora a IDE do Arduino já pode ser utilizada livremente.
2. Instalando o ESP32 no Arduino
Para instalar o ESP32 na IDE do Arduino o primeiro passo é adicionar a URL do pacote. Para isso vá em “Arquivo” depois em “Preferências”, como mostrado na figura a seguir.
Na janela de preferências, procure o campo "URLs Adicionais de Gerenciador de Placas" e adicione a seguinte URL:
https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json
Isso irá indicar para a IDE do Arduino onde ela deve buscar as informações sobre o ESP32. Depois clique em “OK”, como mostrado na figura a seguir.
Com a URL adicionada, é hora de instalar o pacote do ESP32 no Arduino. Para isso, vá em “Ferramentas”, depois em “Placa” e “Gerenciador de Placas”. Como mostrado na figura a seguir.
Na janela do gerenciador, digite “ESP32” na barra de pesquisa e clique em “Instalar” para instalar o pacote do ESP32. Como pode ser visto na figura a seguir.
Aguarde a instalação do ESP32 no Arduino finalizar, depois clique em “Fechar”.
Agora o ESP32 já está instalado na IDE do Arduino e você pode selecionar a placa. Para isso vá em “Ferramentas” e depois em “Placa”, selecione a opção “ESP32 Dev Module”. Como mostrado na figura a seguir.
As configurações da placa podem ficar o padrão, mostrado na figura a seguir.
Agora já podemos utilizar a IDE do Arduino para programar o ESP32.
3. Como programar ESP32 com Arduino
Vamos programar um pisca LED, para testar se tudo está funcionando corretamente e aprender como carregar um programa no ESP32 com Arduino. Copie o código a seguir e cole o mesmo na IDE do Arduino.
// Definir o pino do LED
const int ledPin = 2;
void setup() {
// Definir o pino do LED como saída
pinMode(ledPin, OUTPUT);
}
void loop() {
// Ligar o LED
digitalWrite(ledPin, HIGH);
delay(1000); // Esperar 1 segundo
// Desligar o LED
digitalWrite(ledPin, LOW);
delay(1000); // Esperar 1 segundo
}
Antes de carregar o programa verifique se a porta correta está selecionada. Para isso vá em “Ferramentas” e depois veja a opção “Porta”, nela deve estar selecionada a porta serial onde o ESP32 está conectado. Como mostrado na figura a seguir.
Depois clique no botão de carregar o código na placa, mostrado em destaque na figura a seguir.
Quando a mensagem exibida na figura abaixo surgir, é necessário pressionar o botão de BOOT da placa do ESP32. No entanto, em alguns casos, o ESP32 entra automaticamente no modo de gravação, tornando desnecessário esse procedimento.
Na figura a seguir podemos ver em destaque o botão BOOT na placa do ESP32.
Após o código carregado com sucesso no ESP32, essa será a mensagem exibida na IDE do Arduino.
Agora que você já consegue programar o ESP32 utilizando a IDE do Arduino, é hora de colocar a mão na massa e criar seus próprios projetos!
Lembre-se que há muito mais para explorar e aprender sobre o assunto, então não deixe de buscar novos recursos e exemplos no nosso blog para se aprofundar ainda mais.
E por falar em projetos, queremos te convidar a compartilhar suas criações nas redes sociais e marcar a @crescer_automacao. Estamos super animados para ver o que você é capaz de fazer com o ESP32 e a IDE do Arduino!
Autor: Thales Ferreira
Comments