top of page
Crescer (fundo transparente)_Negativo_pn
Você sabia que a Crescer ensina, fornece e faz soluções de automação e IoT com Arduino e ESP32?

Fale com um especialista

2.png
3.png
1.png

CPB32h - Saídas a relés

Atualizado: 6 de mar.

A CPB32h possui 3 saídas a relés e uma região para 4 relés externos. São ideais para o acionamento de periféricos de potência elevada e oferecem isolamento em relação ao microcontrolador e/ou à fonte de alimentação. Isso proporciona robustez nessas saídas.

 

Neste blog, vamos aprender como utilizar as saídas a relés presentes na CPB32h.



Sumário

 

 

1. Visão geral

 

Os três relés disponíveis na placa são capazes de acionar cargas de até 220V e 10A. Além disso, eles são controlados pelos pinos 32, 33 e 4 do ESP32, conforme indicado na serigrafia da placa, que pode ser vista na figura a seguir.



Os contatos dos relés estão disponíveis no borne, onde "C4" significa que esta conexão é o contato comum do relé acionado pelo pino 4 do ESP32. O "NA" ao lado deste é o contato normalmente aberto, e o "NF" ao lado é o contato normalmente fechado do relé acionado pelo pino 4. Essa mesma lógica pode ser aplicada para os outros dois relés.

 

A CPB32h pode acionar 4 relés externos que tenham a mesma tensão de alimentação da placa. Por exemplo, se a placa for alimentada com 24VDC, você pode usar o relé da foto abaixo.



Para que esses relés funcionem, é necessário soldar 4 jumpers ligando o conector J6 ao J7, conforme mostrado na figura abaixo:



A pinagem para conectar 4 relés está ilustrada abaixo. No entanto, é importante ressaltar que as IOs do ESP32 estão conectadas em várias funções ao longo da placa, e isso precisa ser levado em consideração ao conceituar a aplicação, avaliando os impactos de cada uso.





2. Como utilizar as saídas a relés

 

Primeiro, vamos aprender como utilizar os relés que estão presentes na placa. Como exemplo, vamos demonstrar o acionamento de duas lâmpadas. Para isso, utilizaremos a topologia mostrada a seguir.


 

Nessa topologia, estamos conectando a fase (vermelho) nos contatos NA (normalmente abertos) dos relés, o neutro (azul) diretamente à lâmpada e os retornos (preto) no contato comum de cada relé. Os relés utilizados estão conectados nos pinos 4 e 33 do ESP32. Dessa forma, podemos acionar facilmente as lâmpadas individualmente utilizando a CPB32h.

 

O programa a seguir foi desenvolvido para exemplificar o funcionamento dos relés. Nele, estamos ligando e desligando as lâmpadas com base no caractere recebido do monitor serial. "A" liga a primeira, "B" desliga a primeira, "C" liga a segunda e "D" desliga a segunda.


#define lamp1 4
#define lamp2 33

void setup() {
  Serial.begin(115200);
  pinMode(lamp1, OUTPUT);
  pinMode(lamp2, OUTPUT);
}

void loop() {
  if (Serial.available() > 0) {
    char recebe = Serial.read();
    if(recebe == 'A'){
      Serial.println("Relé 1 ligado");
      digitalWrite(lamp1,HIGH);  
    }
    if(recebe == 'B'){
      Serial.println("Relé 1 desligado");
      digitalWrite(lamp1,LOW);  
    }
    if(recebe == 'C'){
      Serial.println("Relé 2 ligado");
      digitalWrite(lamp2,HIGH);  
    }
    if(recebe == 'D'){
      Serial.println("Relé 2 desligado");
      digitalWrite(lamp2,LOW);  
    }
  }
}

Para acrescentar os relés externos, podemos utilizar como base a topologia mostrada a seguir. Nela, podemos ver os jumpers que devem ser feitos na placa (entre os conectores J6 e J7), bem como a adição de dois relés.



Neste exemplo, ligamos os relés nos pinos 13 e 25. Para testá-los, podemos utilizar o firmware apresentado anteriormente, alterando somente os pinos na definição.

 

Com isso, concluímos este blog onde aprendemos como acionar as saídas a relés da CPB32h e também como adicionar relés externos a ela. Com essas ferramentas, a CPB é capaz de acionar diversos tipos diferentes de cargas com toda segurança e isolamento que os relés proporcionam.


Quer ver mais detalhes sobre a CPB32h, acessar o seu manual ou adquirir uma unidade? Se sim, clique neste link.


Posts recentes

Ver tudo
ícone do whatsapp

Fale com um
especialista:

bottom of page