Integrado ao PLC 32, temos uma entrada para o sensor de corrente não invasivo SCT-013 no circuito, permitindo que a placa seja utilizada para monitorar a corrente de um equipamento. Dessa forma, o PLC 32 pode facilmente monitorar o consumo de energia de diversos dispositivos.
Neste blog, vamos ver como medir corrente elétrica com o PLC 32 utilizando o sensor SCT-013.
Sumário
1. Visão geral
O sensor SCT-013 é capaz de medir corrente alternada sem a necessidade de intervenção direta nos circuitos elétricos, ou seja, sem interromper ou modificar o fluxo de corrente. Isso é possível porque ele utiliza um transformador de corrente para induzir uma corrente proporcional no enrolamento secundário sem a necessidade de conexão física com o condutor principal.
Essa abordagem não invasiva torna o sensor SCT-013 uma escolha popular em uma variedade de aplicações, desde o monitoramento de consumo de energia em residências até o controle de processos industriais, onde a precisão e a segurança são fundamentais. O SCT-013 pode ser visto em detalhes na figura a seguir.
Na figura a seguir, podemos observar o conector dedicado presente na placa. O sensor está conectado ao pino GPIO36 do ESP32.
Desta forma, o SCT-013 está completamente integrado ao PLC 32, facilitando sua utilização.
2. Como utilizar o SCT-013 para medir corrente alternada
Para demonstrar o funcionamento do sensor, vamos realizar a leitura da corrente de um dispositivo e exibir o valor obtido no monitor serial. Na figura a seguir, estamos apresentando um exemplo de ligação do sensor.
Para o firmware, utilizamos a biblioteca "EmonLib.h", que pode ser instalada a partir do gerenciador de bibliotecas da IDE do Arduino. Para isso, vá em "Ferramentas" e depois em "Gerenciador de Bibliotecas". Na figura a seguir, podemos ver a biblioteca utilizada.
Este é o código desenvolvido para esse exemplo.
#include "EmonLib.h" // Include Emon Library
EnergyMonitor emon1; // Create an instance
double Irms;
float calibracaoCorrente = 90.91;
void setup() {
Serial.begin(115200);
emon1.current(36, calibracaoCorrente);
}
void loop() {
double Irms = emon1.calcIrms(370 * 2);
Serial.print("Corrente: ");
Serial.print(Irms);
Serial.println(" A");
delay(1000);
}
Este firmware está realizando a leitura do sensor e enviando os valores pelo monitor serial. Na figura a seguir, podemos ver o resultado obtido na utilização da placa para medir a corrente consumida por um ar condicionado.
Neste blog, vimos como utilizar o sensor SCT-013 no PLC 32. Esse sensor permite que o PLC 32 monitore o consumo de uma grande variedade de dispositivos.
Se você deseja ver mais detalhes sobre o PLC32, acessar o seu manual ou adquirir uma unidade, clique neste link.
Autor: Thales Ferreira
Comments