top of page
Crescer (fundo transparente)_Negativo_pn
Você sabia que a Crescer ensina, fornece e faz soluções de automação e IoT com Arduino e ESP32?

Fale com um especialista

2.png
3.png
1.png

A importância da IoT para o crescimento de Pequenas e Médias Empresas

Atualizado: 6 de mar.

A Internet das Coisas (IoT) cresce de modo rápido e constante no mundo empresarial. Desde grandes a pequenas e médias empresas, todos estão buscando alavancar o poder da Internet das Coisas para melhorar as suas operações e para automatizar os seus processos, tanto nas áreas da saúde, do agronegócio, bem como em setores industriais.

Neste artigo, você vai entender como as pequenas e médias empresas podem usar a IoT para ampliar os processos de automatização, além de entender como implementá-la nas suas organizações.



Sumário


1. O que é IoT


A Internet das Coisas (IoT, ou Internet of Things, do inglês) é a rede de objetos físicos que estão conectados à Internet. Estes objetos podem ser tudo o que você consegue imaginar, desde sensores e controladores a smartphones, eletrodomésticos, etc. Eles são incorporados com sensores e softwares, por meio dos quais recolhem e trocam informações através da Internet, daí o nome IoT.

Assim, os dados recolhidos pelos sensores são enviados para uma plataforma central de nuvens, onde são analisados e utilizados para tomar decisões. Estes dados também servem para automatizar processos e tarefas, tais como controlar a temperatura numa sala ou apagar as luzes quando ninguém está presente.



De modo que a IoT não apenas possibilita informações para a tomada de decisões críticas, como também dá às empresas a capacidade de controlar o seu ambiente físico. Isso significa ter o controle da iluminação, temperatura e segurança de um edifício, bem como a monitorização do desempenho de máquinas e equipamentos. Tudo isso feito por aparelhos, como você já deve ter notado.

Vale lembrar que estes exemplos servem até mesmo para um streamer, que necessita ter todo o seu ambiente “ao alcance da mão” quando está fazendo as suas transmissões online. Este é um exemplo muito prático e real de como a IoT já faz a diferença na vida das pessoas, principalmente aquelas que trabalham com mídias digitais e necessitam de ter uma presença online.

Assim, a IoT está transformando também a operação das empresas e até organizações, possibilitando vantagens competitivas num mercado que já é por si só bastante concorrido. Ao utilizar o poder da IoT, as empresas possuem mais chances de automatizar os seus processos, reduzir custos e aumentar a eficiência. Ou seja, os maiores beneficiados podem ser as pequenas e médias empresas, uma vez que muitas vezes não possuem os recursos ou o acesso aos conhecimentos necessários para a implementação de sistemas complexos, principalmente no que se refere a esse tripé, como você vai entender melhor em detalhes a seguir.



Como a IoT ajuda empresas de pequeno e médio porte a crescer


A IoT pode ajudar as pequenas e médias empresas a automatizar os seus processos e a reduzir os custos. Ao automatizar tarefas e processos mundanos, as empresas podem liberar o seu tempo e recursos para se concentrarem em outras áreas do negócio. Logo, isto permite tanto o crescimento sustentável, escalável e exponencial quanto maior rentabilidade para negócios.

Além disso, a Internet das Coisas confere um poder muito maior na questão da aquisição de conhecimentos sobre as suas operações e também sobre o comportamento dos seus clientes. Ao recolher e analisar dados, as empresas obtêm maior compreensão da clientela e de suas preferências. Todos estes dados irão permitir o desenvolvimento de novos produtos e serviços, completamente adaptados às necessidades dos seus clientes.

A IoT também pode ser utilizada para monitorizar o desempenho de máquinas e equipamentos, o que pode ajudar as empresas a identificar potenciais problemas e a tomar medidas preventivas. Isso significa, por exemplo, evitar reparações de custo elevado e gastos com equipamentos fora de serviço ou em manutenção. Assim, a produção é otimizada, com segurança e sem riscos.


No vídeo a seguir demonstramos o funcionamento da nossa CPB4.0, nele podemos ver uma aplicação direta de IoT para monitorar o funcionamento de uma máquina.



Por fim, a IoT confere também um aumento de segurança e proteção no ambiente físico das dependências do seu edifício. Ao utilizar sensores e câmaras, as empresas podem monitorizar as suas instalações e detectar intrusões ou atividades suspeitas, protegendo as suas instalações contra intrusos e ameaças potenciais.


2. Benefícios do IoT para as pequenas e médias empresas


Veja alguns benefícios que as pequenas e médias empresas (PMEs) podem obter ao utilizar a Internet das Coisas (IoT):

  • Redução de custos e aumento da eficiência das operações;

  • Obtenção de maior retorno com investimentos menores;

  • Monitoramento em tempo real dos processos;

  • Análise aprimorada dos dados coletados;

  • Melhoria na tomada de decisão.


É importante destacar que muitos desses benefícios são gerados a partir da análise dos dados coletados pelos dispositivos IoT. Por isso, a coleta e o processamento de dados são pontos fundamentais para aproveitar ao máximo as vantagens dessa tecnologia.

Como se vê, todo o processo desde o início ganha em agilidade, inovação e aprimoramento. Poder identificar falhas, realizar ajustes e decidir de forma clara e assertiva onde alocar o seu tempo e recurso são benefícios quase incalculáveis, uma vez que geram até melhor qualidade de vida e experiência para todos os envolvidos.


3. Aplicações de IoT em Pequenas e médias empresas


Além de tudo, o controle e monitoramento remoto economiza tempo e recursos, bem como otimiza os processos. Quando falamos em indústrias, por exemplo, a automação da linha de produção é um dos maiores desafios.

Com o auxílio da IoT, é possível monitorar a qualidade dos produtos em tempo real. Ao detectar defeitos de fabricação imediatamente, a correção também é realizada na sequência, o que diminui a quantidade de produtos com defeito. De quebra, o cliente sai mais satisfeito. Além disso, fazer o rastreio dos produtos também fica muito mais fácil com a integração proporcionada por sistemas baseados em IoT. Graças aos sensores, a empresa consegue ter um panorama completo e específico do que acontece em suas dependências, seja no processo de deslocamento dos produtos, seja na prevenção de roubos.

Por fim, a análise de dados, depois da coleta, gera muitos insights que permitem decidir onde focar para melhorar as áreas mais críticas da organização empresarial. Para ver alguns exemplos de aplicação de IoT em pequenas e médias empresas recomendamos que veja esse blog.



4. Como implementar a IoT nas empresas


A implementação da IoT numa empresa pode acabar sendo um processo complexo, por conta da barreira de entrada, mas com as ferramentas e conhecimentos adequados tudo fica mais fácil.

Em primeiro lugar, comece por identificar as áreas em que a IoT tem potencial para automatizar processos e obter informações sobre as preferências dos clientes. Uma vez identificadas estas áreas, o passo seguinte é encontrar as ferramentas e tecnologias certas para implementar as soluções de Internet das coisas na sua empresa.

Depois disso, vem a criação da infra-estrutura, o que inclui a instalação de sensores, controladores, bem como o hardware que será utilizado para recolher e trocar os dados. Este processo envolve também a criação da plataforma de nuvem onde as informações serão armazenadas e analisadas.

Finalmente, o último passo é desenvolver as aplicações utilizadas para automatizar os processos e para monitorizar e controlar o ambiente físico.

5. Por que escolher a Crescer?


Aqui na Crescer Indústria de Automação utilizamos a tecnologia para dar resultados e otimizar os processos da sua empresa. Sediados em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, contamos com mais de uma década de experiência em fabricação de maquinário, desenvolvimento, produção e treinamento.


Hoje, a IoT é um dos nossos focos principais, oferecendo soluções para pequenas e médias empresas de modo personalizado. Nossa expertise faz da Crescer uma referência quando o assunto é IoT no Brasil.


Se a sua PME ou você precisa de uma consultoria ou deseja entender como pode melhorar e validar o desenvolvimento de seus produtos e equipamentos, entre em contato conosco.


Você pode tanto enviar um email para comercial@crescerengenharia.com quanto uma mensagem no Whatsapp no número 5132390553, ou clicando aqui.


Autor: Gab Piumbato

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận

Không thể tải bình luận
Có vẻ như đã có sự cố kỹ thuật. Hãy thử kết nối lại hoặc làm mới trang.
ícone do whatsapp

Fale com um
especialista:

bottom of page