Como ver a eletricidade: movimento dos elétrons.

Atualizado: Ago 12

Hoje em dia a informação está cada vez mais próxima da gente, à um clique de distancia, nos gerando mais conhecimento e ao mesmo tempo nos mostrando quantas coisas ainda não conhecemos. Vivemos intensamente a explosão do conhecimento, onde situações extremamente difíceis de explicar e fazer a um tempo atrás, estão ficando cada vez mais palpáveis e rápidas, nos levando a aprender mais em menos tempo.


Nós como entusiastas da eletrônica, sabemos que é difícil explicar algo que não se vê, como a eletricidade, que somente pode ser medido e ainda, com medo de queimar algo, levar um choque, etc. Repelindo o interesse de alguns, principalmente dos jovens atuais que já nasceram acostumado com essa visualização, tanto nos livros impressos como nos slides na sala de aula.


Se você viu o blog da Crescer e os materiais estão fazendo sentido, avalie-nos no google para que possamos alcançar cada vez mais pessoas e as apoiar em seus projetos e produtos! Contamos com você!


Certamente o Arduino foi um grande ponto de mudança, como uma ferramenta de fácil acesso e simples, mostrou a muitos não especialistas em eletrônica, que é possível dominar a eletricidade e ordenar algo que se quer. Tirando o fato que há milhares de vídeos de arduino pela web, como o arduino em si funciona ou ensinando como prototipar, tanto coisas simples como ligar um led até mais avançadas. Mas voltando ao assunto do blog, pois ele facilita o entendimento do Arduino também, pois entender a eletricidade é importante para controlá-la e aplicá-la.



ENXERGANDO A LEI DE OHM

Aí vem o primeiro vídeo que explica a lei de OHM, nos proporcionando ver como funciona:


Este vídeo é um bom material para estudar e para ensinar também, a forma com que este canal do Youtube aborda os conceitos de eletricidade e eletrônica é um dos materiais mais incríveis e didáticos que já vi, possibilitando visualizar várias leis e lógicas de comportamento. E não só isso, como esses vídeos tens a legenda em português, você não só aprende a matéria como aperfeiçoa o seu inglês, pois é bem pronunciado e pausado.


Pois bem, neste primeiro vídeo, mostra a Resistência, a Corrente elétrica e a Tensão elétrica.


Tendo a tensão elétrica como um desnível no circuito, ou seja, quanto maior o desnível, maior a força disponível para empurrar os elétrons livres, representados na forma de uma esfera vermelha. A velocidade do descolamento das esferas é a corrente elétrica e por fim, tem a representação a resistência a passagem de elétrons.

(Diga sua opinião no final do blog sobre este vídeo da lei de OHM, principalmente se for leigo no assunto, seria muito interessante o seu ponto de vista.)



FIXAR O CONHECIMENTO

Uma vez visto o vídeo da lei de OHM, estaremos entender o simbolismo que o criador dos vídeos está utilizando, Recomendo também um vídeo para fixar bem o conceito de corrente e tensão elétrica.

Atentem que a lâmpada da imagem no vídeo tem dois terminais, e funciona como uma resistência.


O intuito do blog não é ensinar a lei de OHM por escrito e com questões bem desenvolvidas, mas sim trazer um conteúdo que é essencial todos assistir, enxergar aquilo que não enxergamos, como a eletricidade. Dividir conhecimentos e fontes de grande valor para a evolução individual de cada um.


Mas e aí, qual foi sua opinião sobre os vídeos e forma de abordagem? Concorda? Discorda? Tens uma outra abordagem interessante para dividir conosco? Envie...


Posts recentes

Ver tudo