top of page
Crescer (fundo transparente)_Negativo_pn

Como instalar o driver CH340?

Para permitir a comunicação via USB do Arduino e das nossas CPBs com um computador, utiliza-se o conversor USB/Serial CH340.


O CH340, é um dispositivo que converte comunicação serial para USB e vice-versa. Com ele qualquer dispositivo que seja capaz de utilizar comunicação serial, pode trocar dados com um computador via USB.



Portanto, ele é muito utilizado em diversos modelos de Arduino e nas nossas CPBs. Porém, para o computador reconhecer esse dispositivo é necessário instalar manualmente o seu driver.


Neste blog vamos aprender como instalar o driver do CH340 no Windows.


Avalie-nos no Google para que possamos alcançar e auxiliar cada vez mais pessoas a fazerem seus projetos e produtos! Contamos com você!



Sumário

  1. Conhecendo o CH340

  2. Instalando o driver



1. Conhecendo o CH340


Quando o CH340 é conectado ao computador ele cria uma porta serial virtual, então ele permite comunicar via USB, de forma simples, qualquer dispositivo que possua capacidade de utilizar o protocolo serial. Ou seja, durante todo o processo estamos tratando os dados como se a comunicação fosse serial.


Na figura a seguir temos o circuito básico para o funcionamento do CH340. Os pinos 2 e 3 são, respectivamente, TX e RX do circuito integrado, eles devem ser conectados nos pinos RX e TX do microcontrolador, lembrando que o RX de um vai no TX do outro. O conector J está representando uma barra de pinos, similar ao que normalmente temos em módulos.



2. Instalando o driver


Quando conectamos a placa pela primeira vez ao computador é normal que ela não seja reconhecida pela IDE do Arduino. Isso ocorre pois, o windows não possui seu driver de forma nativa, portanto, precisamos instalar ele manualmente. Na figura a seguir podemos ver três portas COM, porém, nenhuma delas é o Arduino.




Primeiro vamos verificar se o dispositivo está conectado de forma correta ao computador, para isso é necessário acessar o gerenciador de dispositivos do windows. A forma mais rápida de acessá-lo é através do executar (teclas windows + r) depois digite “mmc devmgmt.msc” e clique em OK.


Acessando o gerenciador de dispositivos, na aba outros dispositivos deve aparecer o USB2.0-Serial, ou similar, como mostrado na figura a seguir.



Para realizar a instalação primeiro é necessário baixar o driver, para isso basta clicar no arquivo a seguir:

CH341SER_DRIVER
.zip
Download ZIP • 190KB

Após o download basta executar o instalador, deverá abrir uma janela igual a figura a seguir.



Para realizar a instalação basta clicar em INSTALL e esperar até que a janela de aviso confirmando o sucesso apareça, como pode ser vista na figura a seguir.



Entrando novamente no gerenciador de dispositivos verificamos que agora o CH340 aparece de maneira correta, inclusive podemos ver que ele está utilizando a COM10.



Voltando para a IDE do Arduino, podemos ver que agora a porta COM10 está presente.



Bons projetos!


Autor: Thales Ferreira

195 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page