SIM800 publicando dados no Google Sheets

Atualizado: Ago 12


Não publicava até a Crescer descobrir, agora publica, entenda e conheça a história...


O SIM800 é um hardware fabricado pela SIMCOM e podemos dizer que os mais populares nos canais de venda são o SIM800L e o SIM800C mostrados abaixo:

SIM800L
SIM800C

Este Blog está sendo elaborado na data de 3/07/2021 e é importante saber isto para que possamos criar uma contagem regressiva sobre o futuro deste hardware no Brasil.


Se você viu o blog da Crescer e os materiais estão fazendo sentido, avalie-nos no google para que possamos alcançar cada vez mais pessoas e as apoiar em seus projetos e produtos! Contamos com você!


Este CHIP comporta somente o 2G para a comunicação do tipo GPRS, e obtivemos a informação que o 2G ainda é no Brasil o sistema de maior cobertura por antenas e isto pode durar de 4 a 5 anos ainda, então quantos modelos de negócios ainda podem ser testados e criados neste período?


Sabendo que este hardware pode ser adquirido à R$ 35,00 no Brasil.


Outra informação importante é que o SIM800L já foi descontinuado pela SIMCom, sendo fabricado ainda o SIM800C. De minha parte, prefiro o SIM800C, pois tem disponível o BlueTooth, dando mais versatilidade ao projeto.

Quanto a homologação do SIM800C pela Anatel, como tem um importador que já homologou no Brasil, quando seu modelo de negócio se mostrar aderente, um novo processo de homologação torna-se mais simples e barato.


Se eu disser que não gosto deste componente, será uma mentira bem curta, pois acessando o meu canal do Youtube (https://youtube.com/user/cznazario) serão encontrados os seguintes vídeos de exemplos de aplicação...



1 - Arduino GSM GPRS - Enviar e Receber mensagens com o Arduino e SIM800 - Parte 1


Descrição: Enviar e receber SMS. Mostrando o funcionamento e tomando ações.

2 - Arduino GSM GPRS - Enviar e Receber mensagens com o Arduino/SIM800 - Parte 2


Descrição: Aqui é como fazer funcionar o SMS.


3 - Arduino GSM GPRS - Enviar e Receber mensagens com o Arduino/SIM800 - Parte 3


Descrição: Aqui é mostrando que é possível com outros hw semelhantes.


4 - SIM800L fazendo comunicação TCP, postando na nuvem sem Arduino


Descrição: Neste aqui começa a conexão GPRS, TCP no Thingspeak.


5 - CPB GSM SMS P1 - A placa profissional com Arduino Compatível enviando e recebendo SMS com SIM800L


Descrição: Colocamos 3,3v especialmente para o SIM800 na CPB e estourou a demanda.


6 - CPB GSM SMS P2 - A placa profissional com Arduino Compatível enviando e recebendo SMS com SIM800L


Descrição: Publicamos e disponibilizamos a todos.


7 - CPB GSM SMS P3 - CPB Arduino Compatível com SIM800L com APP no Android


Descrição: Agora com o APP.


8 - CPB GSM SMS - Apresentação


Descrição: APP na prática.


9 - CPB Arduino com SIM800 mais próximo da homologação


Descrição: Descobrimos o SIM800C e todos seus benefícios.


10 - Arduino CPB com SIM800 Bluetooth para máquina de verdade


Descrição: SIM800C funcionando com o BlueTooth.


11 - SIM800C publicando na Nuvem com Arduino e CPB / Comandos AT


Descrição: Com um hardware perfeito para tratar o SIM800C, tudo funcionando.


Imagine quanto tempo foi trabalhado para gerar quase 2 horas de conhecimento para vídeos no Youtube? Nossa edição não é nada qualificada rsrsrsrs, mas o conteúdo é feito e aplicado em projetos...


Então continuando o cotidiano de projetos e desenvolvimentos junto com as pesquisas do ESP32 com a CPB32, chegamos no seguinte blog:

placa eletrônica e gráfico

Aqui na Crescer, vamos levando as tecnologias em conjunto para poder usar o que for mais aderente aos diferentes modelos de negócios existentes. E uma vez que possibilitamos o ESP32 enviar dados a uma página free de google sheets, adivinha...


Pegamos a CPB Infinity com o SIM800C e partimos para enviar dados ao mesmo Google Sheets e adivinha...

placa eletrônica

Não foi nada fácil até chegar a conclusão que não era possível com as tecnologias existentes e o principal motivo foi que:


  1. O Google sheets é um site HTTPS e o fato de ter este “S” no final, significa que é um outro grau de segurança, necessitando de protocolos e bibliotecas que o ESP32 já tem e consegue usar facilmente;

  2. Já o SIM800C não tem os comando ATs para o HTTPS.


Então quando alguém quiser que uma CPB publique no Google Sheets e não tem wifi no local, colocamos:

CPB32 + Roteador MR3020 + Modem USB


Mas isto pode ser aderente a alguns modelos de negócios e atenderá quando acabar o 2G, mas temos muito tempo para usar o SIM800C, em se tratando de tecnologia, 4 anos é tempo suficiente para um modelo de negócio nascer, gerar bons frutos e ainda desaparecer.


Pensando nisto a CRESCER e sua equipe de desenvolvimento pensou em como fazer com que o SIM800C possa publicar no Google Sheets e outros sites HTTPS, inclusive os sites dos nossos clientes.


Assim, com todo o orgulho imaginado, hoje estamos usando e disponibilizando o “ ”.


É um serviço que recebe as mensagens dos SIM800C e envia para o google sheets ou para um site de sua preferência.

Criamos na nuvem onde você poderá ter um usuário e colocar seus devices, viabilizando suas POCs (Proof of Concepts – Prova de Conceito), apresentando aos seus clientes as possibilidades com tal infraestrutura.


Como a Crescer posiciona-se como um viabilizador de modelos de negócios, o primeiro device é gratuito, ou seja, se tiver uma CPB Infinity ou mesmo um Arduino seu ou outro hardware usando o SIM800 ou outra placa que não suporta o HTTPS, você pode entrar em contato com a Crescer e criaremos um usuário para viabilizar a sua POC.


Tá, mas e se der certo, o meu cliente gostar e eu precisar colocar mais 10 devices, a Crescer vai inviabilizar a plataforma com custos inviáveis?


Quem pensou isto, está conhecendo a Crescer agora rsrsrsrsrsrs.

Claro que um dos nossos objetivos é rentabilizar a Crescer, mas esta rentabilização, se for inviabilizar o Modelo de Negócio de quem está utilizando, não será sustentável.


Então para o segundo device postando dados via nosso site, terá uma mensalidade de R$ 9,90 / mês / device.


Já estamos usando esta plataforma para viabilizar Modelos de Negócios com alguns clientes que já estavam conosco e estamos abrindo para todos que precisarem. Segue abaixo algumas imagens de como está ficando:


Primeiro vídeo mostrando o funcionamento:


O que achou deste blog? Conte-nos mais nos comentários, fique a vontade para dar o seu feedback, compartilhar e nos chamar!

Posts recentes

Ver tudo