top of page
Crescer (fundo transparente)_Negativo_pn
Você sabia que a Crescer ensina, fornece e faz soluções de automação e IoT com Arduino e ESP32?

Fale com um especialista

2.png
3.png
1.png

Como ter um perfil técnico profissional no Linkedin?

Atualizado: 6 de mar.


Primeiramente informamos que este blog é baseado em opiniões pessoais, e com foco em te ajudar a melhorar seu posicionamento e marca pessoal no LinkedIn, seja para se inserir no mercado de trabalho técnico ou mesmo recolocar-se nas melhores vagas ofertadas pelo mercado.



Começando pela parte em que o LinkedIn vai muito além do que a busca de vagas de emprego e oportunidades de negócios. Nele, você pode realmente exercitar o networking, te conectar com pessoas e materiais do teu interesse e que podem te tornar uma pessoa e um profissional melhor.


Mas quem sou eu na fila do pão?


Vou me apresentar. Me chamo Fábio Uebel e estou atuando a frente do setor comercial e de marketing da Crescer Indústria de Automação, tenho 2 formações técnicas em automação industrial e eletromecânica + 3 anos de estudos no curso de engenharia de controle e automação. Produtos e projetos aos quais participei, alcançaram 23 estados do Brasil e mais de 1.000 pessoas/empresas os utilizando, gerando quase R$1.000.0000,00 em receita nos últimos 4 anos.


Venho utilizando o LinkedIn a 2 anos como uma ferramenta para compartilhar conteúdo além de fomentar um networking e favorecer o ambiente de negócios para a empresa. Conheci muita gente boa da área e referências profissionais que passei a acompanhar seguidamente, elevando meus conhecimentos e aprendizados profissionais.


Tá Fábio, vai me apresentar resultados ou só “chalala”?

Pronto, aqui alguns números dos meus posts e perfil nestes últimos 2 anos:

+ 20 publicações com +5.000 views;

+ 3 publicações com mais de 400 reações;

+ 6.000 conexões com pessoas da minha área de interesse;

+ Milhares de pessoas acessam meu perfil trimestralmente;

Para contribuir com você, vou compartilhar algumas dicas e aprendizados que acumulei nesses últimos meses em que usei diariamente o LinkedIn. Separei em 3 tópicos principais que julgo importante para uma experiência favorável na rede, são eles: Perfil, rede e conteúdo.


Qual a mais importante? As 3, que serão tratados individualmente em 1 blog cada.


Não adianta ter um perfil bom e não se conectar com ninguém ou não criar conteúdo ou interagir no conteúdo alheio.

Não faz sentido ter uma rede de conexões gigantesca se o teu perfil estão mal e mal preenchido com tuas informações básica.

Não alcançará ninguém criar conteúdo sem ter uma rede de conexões com interesse no que você está falando, ou mesmo um perfil “cinza” – não preenchido.


SUMÁRIO:

2. Rede (blog a seguir).

3. Conteúdo (blog a seguir).


1. PERFIL

Aqui está a “vitrine da loja”, sim, as pessoas acessam seu perfil para te conhecer mais. Você quer impressioná-las ou frustrá-las?

Se a resposta foi impressioná-las, vou deixar alguns pontos que me chama atenção ao acessar um perfil.

Usarei alguns recortes do meu perfil como forma didática de exposição.


1.1 Primeira impressão: Foto, capa e título do perfil


A primeira impressão é a que fica, temos alguns poucos segundos para chamar atenção de quem acessar nosso perfil.

Foto: tenha uma boa foto, com foco profissional, não ficarei entrando em detalhes técnicos do que é bom ou ruim, apenas siga algumas referências suas de profissionalismo e busque alcançá-los.

Capa: importante também, já que é a maior área do seu perfil, busque algo relacionado a sua área de formação ou interesse para colocar ali. Não deixe cinza, perderá esse espaço desnecessariamente.

Título: aqui pode ter várias referências falando para colocar sua formação ou cargo – o que acho válido. Eu estou experimentando colocar palavras-chaves das quais estou compartilhando conteúdo. Na dúvida, teste algumas opções, mas para o básico bem-feito serve, exemplo: Fábio Cesar Uebel – Técnico em Automação Industrial.


1.2 Sobre

Região em importante para um micro resumo do que você pode fornecer para tua rede, suas qualificações, habilidades, experiências. Lembrando que você tem 3 linhas para fazer com que a pessoas cliquem no “ver mais”.

Esta é a minha versão completa, busquei compartilhar alguns projetos técnicos ao qual participei – visto que é o foco do meu perfil.


1.3 Destaque

Mais uma região rica para compartilhar links, materiais ou publicações suas que deram resultados. Se você está começando sua carreira, posta material de estudos, trabalhos da escola, enfim, toda experiência é válida.


1.4 Experiência

Preencher corretamente com datas e escrita correta = básico bem-feito.

Pode-se adicionar alguns resultados alcançados ou habilidades desenvolvidas, gostei bastante disto e estou testando no meu perfil.



1.5 Formação acadêmica

Adicione suas instituições com nome certo, adicione o que julgar necessário. Aqui não tem muito mistério.

Foque nas principais formações, mais recentes, ou na que você está querendo focar no seu perfil (caso tenha mais).

Observação: cursos profissionalizantes e outros cursos não vão nesta região – vão na próxima. Formação acadêmica = ensino médio, técnico, tecnológicos, graduação...


1.6 Licenças e certificados

Nesta região pode bombardear com teus cursos e certificados adicionais, mas foque nos 3 principais, visto que o restante precisa de um clique para serem vistos.

Outro ponto, cursos que façam sentido com tua área de formação ou interesse. Busque boas instituições, muitas tem materiais ou iniciativas gratuitas – aproveite – assim como eu.

Estas regiões mostram a vontade e busca de conhecimento por aquele perfil.


1.7 Competências, recomendações, reconhecimentos e prêmios

Região final do perfil, adicionar o que julgar necessário e o que complementa todos os pontos anteriores.

Você pode pedir para as pessoas citarem suas competências, pode fazer sentido e dar autoridade em determinados assuntos.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bom, espero ter somado com alguns insights e dicas para você melhorar sua marca pessoal e profissional e que possa contribuir para a rede como um todo.

Precisando e querendo conversar sobre o assunto deste blog, pode me mandar lá no LinkedIn. Se conecta comigo, cliquando no link abaixo:






798 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
ícone do whatsapp

Fale com um
especialista:

bottom of page