Circuit Maker - Software Gratuito para PCB: Projeto com ESP32

Atualizado: Ago 10

Neste blog vamos trazer dicas e materiais fundamentais para o desenvolvimento de uma placa através do Circuit Maker/Circuit Studio e como gerar um arquivo para viabilizar essa placa com baixo custo e boa qualidade, Vamos também comentar sobre uma shield que desenvolvemos utilizando os mesmos passos e conceitos dos materiais linkado ao decorrer do blog. Essa shield em uma única placa suporta tanto o ESP12 quanto o ESP32, apenas invertendo o lado da mesma. Já no próximo blog vamos mostrar mais sobre essa shield, trazendo um firmware para carregar software sem cabo, aplicações IoT com aplicativo, OTA e mais!


Se você viu o blog da Crescer e os materiais estão fazendo sentido, avalie-nos no google para que possamos alcançar cada vez mais pessoas a fazerem seus projetos e produtos! Contamos com você!


Bom, vamos la! A CPB (Crescer Professional Board) tem se tornado a cada dia, um hardware importante para profissionalização de muitas ideias.


Muitos estão utilizando a CPB para comercializar seus projetos, produtos, máquinas e outros utilizam até para prototipar antes mesmo de testar com um Arduino.


Tendo os 3 modelos de CPB abaixo:

O mercado está contando com uma vasta configuração de IO e funcionalidades em cada uma delas.


A CPB32 já conta com o ESP32 e isto deixa onBoard o Bluetooth e o Wifi. Dependendo do usuário e do projeto, poderá ser interessante usar a CPBInfinity ou CPBMega, até mesmo pela familiaridade do projetista ou integrador com o Arduino Uno ou Mega.

Então a Crescer criou um projeto público no Circuit Maker de 2 shields com a mesma pinagem da shield SIM800C que é montável nas CPBs, para um ESP12 e um ESP32 e assim com baixo investimento adicionar nas CPBs o Wifi e o Bluetooth.


O Circuit Maker é um software gratuito muito utilizado para projetos de PCI (placa de circuito impresso) e a Crescer é entusiasta deste software, pois antes de adquirir o Circuit Studio, utilizou para muitos projetos profissionais o Circuit Maker.

O Circuit Studio é um software da Altium e é um software de entrada, com um custo menor e com menos ferramentas que o Altium. Em projetos onde se requer confidencialidade, usamos o Circuit Studio e quando o projeto pode ser compartilhado, usamos o Circuit Maker.


Esta placa que projetamos, na verdade é apenas uma única placa, podendo soldar o ESP32 em uma face ou o ESP12 em outra face, dependendo da demanda do cliente.


O projeto pode ser encontrado na plataforma do Circuit Maker com o nome abaixo:


O esquemático é muito simples e prototipamos em laboratório, somente os pinos necessários para carregar o firmware que mostraremos mais a frente e os de comunicação.


Vendo o projeto em 3D, podemos ver um componente em cada face e na montagem final poderemos verificar melhor.


Com a junção de alguns vídeos do nosso canal no youtube, passamos um passo a passo de como utilizar o Circuit Maker tendo os seguintes vídeos:


1 - Apresentação do Circuit Maker

Placa eletrônica com Arduino - PCI / PCB - Circuit Maker


2 - Primeiros passos no Circuit Maker, desenhando o Esquema Eletrônico

Placa eletrônica com Arduino - PCI PCB - Circuit Maker - 15:44 min

https://youtu.be/b9bTPDofJvo


3 - Continuação do esquemático e escolha do footprint

Placa eletrônica com Arduino - PCI PCB - Circuit Maker - 29:17 min

https://youtu.be/YBnNJUrm3_4


4 - Roteamento da placa

Placa eletrônica - Rotear - Circuit Maker - 47:38 min

https://youtu.be/Udh9cMm35BA


5 - Placa Impressa

Placa eletrônica com Arduino - Impressão - Circuit Maker - 19:50 min

https://youtu.be/J_LkLv6jhZ0


6 - Explicando esta ferramenta de projeto, tem no Circuit Maker também

Circuit Studio - Crossprobe - 6:11 min

https://youtu.be/AJW-40sr4fo


7 - Parte 2

Circuit Studio - Crossprobe 2 - 4:55 min

https://youtu.be/XcUEwNI6TYU


8 - Parte 3

Circuit Studio - Crossprobe 3 - 2:11 min

https://youtu.be/5ZhWd5Kn1rw


9 - Parte 4

Circuit Studio - Crossprobe 4 - 4:33 min

https://youtu.be/4O7k-iCEop0


10 - Encontrar as falhas de ligação no projeto, antes de enviar para fabricação da pcb

Conhecimento Circuito Studio - procurar erros no projeto


11 - Ensinando ferramenta de trilhas

Circuit Maker - Mudando espessuras de trilhas - 2:13 min

https://youtu.be/aMFI4VGoU0g


12 - Para roteamento automático

Circuit Maker - classe de nets para rotear com diferentes larguras - 1:52 min

https://youtu.be/sYcHIem8OVc


13 - Como deixar o tamanho da placa exatamente como se deseja

Circuit Maker - tamanho da placa perfeito - 7:28 min

https://youtu.be/_f4F-TcGp3g


14 - Quando não conseguir encontrar um foot print e precisar criar

Criando Componentes CS ou trazendo do CM - 22:17 min

https://youtu.be/Pu6MrlvWVQ0


E todo este caminho é para gerar o Gerber, que é um conjunto de arquivos que possibilitarão uma empresa que fabrica PCBs (Print Circuit Board) ou PCIs, fabricar o projeto.

Caso você ache necessário um vídeo da geração de Gerber, coloque nos comentários...


Um ponto muito importante na criação do projeto e que fará o Gerber voltar sem ser fabricação, são as linhas de borda, que definem o fim da placa.

No Circuit Maker, é chamada de Keep-Out Layer e deve ser criada as linhas na borda e modificada o tipo para esta mencionada, assim como no Gerber, se entender que precisa um vídeo, deixe seu comentário.



Ok, nós temos uma PCB com os arquivos de Gerber e pronta para ser produzida, Nessa etapa que chamamos de prototipagem com o intuito de viabilizar a placa, vamos mostrar como que aqui na Crescer viabilizamos as placas em um pequeno lote de amostra. Através de uma empresa internacional que encontramos em nossas pesquisas, conseguimos mandar a nossa PCB para ser produzida e assim então viabilizá-la, com um baixo custo e uma boa qualidade, com um frete que consideramos rápido por vir da China. Basicamente no site desta empresa você faz o upload dos seus arquivos de Gerber em uma pasta zipada e no próprio site já te mostra e calcula o valor da placa. Você poderá comprar ali mesmo e escolher o custo e o tipo de frete. Para alguns protótipos este modelo de compra se torna muito interessante.


Primeiramente você vai entrar no site da JLCPCB,

Indo no botão QUOTE NOW você faz o upload da pasta zipada com os arquivos de Gerber. Você confere se está tudo certo na sua placa na projeção do site e efetua o pagamento com as opções melhor para você.


Abaixo podemos ver o resultado deste projeto e um exemplo de uma placa que mandamos produzir como explicamos nesse blog, através da JLCPCB,


Nesta shield, em uma única placa, nos possibilita a montagem de dois hardwares.

Se usarmos um lado, teremos o ESP32 e usando a outra face, temos o ESP12 (ESP8266). Mantendo o conceito Infinity que possibilita uma mesma placa ter diversas aplicações para flexibilizar as ideias e aplicações de projetos.


O objetivo de hardware foi alcançado conforme a tabela abaixo, e na sequência passaremos a discutir o firmware.



ESP12 (ESP8288) ESP32 SIM800C

WIFI WIFI – Bluetooth – BLE GPRS – SMS - Bluetooth

Com elas, podemos colocar tais funcionalidades na CPB Infinity, CPB Mega e CPB 32, levando os projetos ao infinito, literalmente.


E aí, o que achou deste material? Não perca o próximo blog, trazemos assuntos muito interessantes sobre IoT, esp 32, OTA, APP, entre outros. Deixe seus comentários, feedbacks, dúvidas e vamos avançando...




287 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo